Aprendendo com Jonas

terça, 22 de setembro de 2015 às 16:41

Dando continuidade ao argumento de Jonas na tempestade, hoje percebi algo interessante:

Após Jonas pregar para os ninivitas, que alcançam a misericórdia divina, ele fica indignado e discordante, indo descansar.

Deus faz crescer uma aboboreira para lhe fazer sombra e trazer refrigério à sua jornada. Em seguida, Deus envia um bicho que come a planta, fazendo-a morrer.

Vejam só: o Deus que repreende o mar e o vento parar de soprar, deixa o sol queimar a cabeça de Jonas.

Ele começa a murmurar, revoltado, e Deus lhe diz:

Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
[Jonas 4:10-11]

Observem o que Deus está dizendo! Muita gente só se preocupa consigo mesma, com o seu conforto, com coisas que se adquirem hoje e amanhã não existem mais (temporárias e superficiais), mas não se preocupam com as almas! Deus repreendeu Jonas por estar mais preocupado com a sua sombra do que com as 120 mil vidas que precisavam ouvir a Palavra de Deus.

‘Você não se importa? Ainda não aprendeu, Jonas? E é por isso que a tempestade se levantou! É por isso que o teu refrigério se foi!’

É isso que Deus está dizendo a Jonas e a todos nós!

Deus nos mandou pregar o Evangelho e ai de nós não realizar isso (1 Coríntios 9:16).

Lembrem-se de Jonas! Somos os atalaias dessa geração, os pregadores do telhado. Temos que avisar ao ímpio, ao afastado e ao justo. Se não fizermos, haverá severa cobrança!

Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração.
A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão.
Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.
[Lucas 11:30-32]

Temos que nos mobilizar para salvar mais almas! Ser um Pregador do Telhado é muito importante pois assim saquearemos o inferno levando a Palavra a lugares que nossos pés não conseguem alcançar!

 

Pr. Ubyratan Araújo

Por: Admin