Encontros de Paz e Vida pelo batismo no Espírito Santo

terça, 01 de julho de 2014 às 15:58

Os encontros de Paz e Vida às quartas-feiras, com orações pela busca do batismo no Espírito Santo, têm sido muito procurados em todo o país. Reflexo do avivamento em nossas igrejas. As pessoas não querem mais apenas crer em Jesus; elas querem dar frutos no Reino de Deus.


Nós, cristãos, cremos que o Espírito Santo de Deus nos conduz à fé em Jesus Cristo. É o Espírito Santo que nos capacita para uma vida cristã; Ele é descrito na Bíblia como um 'conselheiro' ou 'ajudante' (parakletos em Grego), guiando-nos no caminho da verdade.


O Batismo no Espírito Santo é uma experiência que normalmente decorre de um momento de oração e pela qual a pessoa adquire um novo e apurado senso de valor espiritual. De acordo com a palavra de Deus, entre os frutos do Espírito estão: "amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança" (Gálatas 5:22).


Infelizmente, alguns ainda acreditam que os dons do Espírito Santo foram derramados apenas sobre os cristãos do tempo do Pentecostes, mas a Bíblia nos torna evidente a certeza de que o Espírito Santo e conseqüentes dons são promessas de Deus para a vida do cristão.


A seguir, o Pastor Joaquim Neto, da Sede Estadual da Comunidade Cristã Paz e Vida de Fortaleza, conta sobre os Encontros pelo batismo no Espírito Santo e esclarece a importância desta experiência na vida do cristão.

Quando e onde ocorrem os encontros de busca pelo batismo no Espírito Santo?
Pr. Joaquim Neto: Em todas as igrejas da Comunidade Cristã Paz e Vida, toda quarta-feira às 8h, 15h e 19h. Mas a pessoa pode ser batizada a qualquer momento e em qualquer um dos encontros de Paz e Vida, porém acontece mais nas quartas por ser uma reunião voltada especialmente para esse assunto.

O que é o batismo no Espírito Santo e qual o seu objetivo?
Pr. Joaquim Neto:
 Há muita divergência sobre esse assunto. Uns acreditam que o batismo no Espírito Santo é falar em línguas estranhas, outros acham que a presença do Espírito Santo na vida da pessoa convencendo-a do pecado da justiça e do juízo já é o batismo, independente dela falar em línguas ou não. E o objetivo é ajudar a pessoa a crer, entender e viver de acordo com a palavra de Deus.

Qual a importância do batismo no Espírito Santo?
Pr. Joaquim Neto: 
A pessoa que é batizada no Espírito Santo tem muito mais força e poder para enfrentar as lutas do dia-a-dia. Paulo em Romanos 8:26 diz que o mesmo Espírito ajuda nas nossas fraquezas. Jesus disse que Ele é o nosso ajudador, consolador, advogado, etc. João 14:16, “vindo da palavra grega “parakletos” que tem todos esses significados”.


Uma vez batizado no Espírito Santo, o cristão pode perder essa bênção?
Pr. Joaquim Neto:
 Claro que sim. Se a pessoa parar de buscar a Deus e voltar a viver fora da palavra, o Espírito Santo se afasta dela.

Qualquer cristão pode ser batizado no Espírito Santo?
Pr. Joaquim Neto:
 Muita gente se diz cristã, mas sabemos que cristão de verdade é aquele que recebeu a Jesus como Senhor e Salvador. Esses sim poderão ser cheios do Espírito Santo; basta buscar.

O que disse Jesus Cristo sobre o batismo no Espírito Santo?
Pr. Joaquim Neto: 
“Esses sinais seguirão aos que crerem em meu nome: falarão novas línguas.” (Marcos 16:17).

Quando o batismo no Espírito Santo é citado pela 1ª vez na Bíblia?
Pr. Joaquim Neto:
 Como promessa em Joel 2:28, depois o Senhor Jesus renova a promessa em João 14:16 e a promessa se cumpriu em Atos 2:01.

Qual a visão da Paz e Vida sobre o batismo no Espírito Santo?
Pr. Joaquim Neto:
 Consideramos fundamental e indispensável o batismo no Espírito Santo para que a igreja continue Santa e imaculada como noiva do Senhor Jesus.

Todo aquele que creu no Senhor Jesus como salvador e se batizou nas águas, já tem o dom do Espírito?
Pr. Joaquim Neto:
 Uma coisa não depende da outra. Existem pessoas que falam em línguas antes de serem batizadas na águas, outras se batizam nas águas e demoram a falar em línguas. Porém, falar em línguas não é um dom, é um sinal de que o Espírito Santo habita na vida da pessoa, dom é dádiva presente e quantos de nós recebemos dádivas de Deus quando ainda nem o conhecíamos?

Poderíamos considerar o batismo no Espírito Santo como uma maturidade espiritual?
Pr. Joaquim Neto:
 Acreditamos que a maturidade vem muito mais com o conhecimento da palavra e da graça de Deus, Muitas pessoas acabam de se converter e já são batizadas no Espírito Santo. Portanto, o batismo não seria uma prova de amadurecimento Espiritual.

Para receber o dom do Espírito Santo é necessário falar em línguas estranhas?
Pr. Joaquim Neto:
 Não, a pessoa pode ter outros dons, menos o de variedade de línguas. Mas acreditamos que todos aqueles que falam em línguas têm pelo menos um dom do Espírito dos nove que estão relacionados em I Coríntios 12:7

É preciso ser batizado no Espírito Santo para ser salvo?
Pr. Joaquim Neto:
 Para aqueles que acreditam que o batismo no Espírito é apenas a presença do Espírito Santo na vida do Cristão sim; para aqueles que acreditam como batismo o falar em línguas, não. Pois você pode ter a presença do Espírito Santo na sua vida, ter conhecimento de Deus e desfrutar da sua graça sem necessariamente falar em línguas.

 

 

Marcia Pinheiro

Por: Pregadores do Telhado