O Homem da Mão Mirrada

terça, 03 de novembro de 2015 às 17:26

O contexto desse milagre é muito curioso e interessante!

Jesus chama o homem da mão mirrada ao centro da sinagoga onde estava pregando. Imagine o coração daquele homem, cheio de expectativas (tanto se seu milagre iria ser realizado como qual era o objetivo de Jesus ao levantá-lo e coloca-lo ao centro).

O foco de Jesus, em todo o seu viver, foi ensinar a vontade de Deus, sendo essa mais importante que qualquer maravilha que Ele poderia operar! Nessa situação, o ensinamento é reiterado com o milagre.

Jesus ensina que, independente do dia, Deus é Todo-Poderoso e realiza milagres, prodígios e maravilhas aos seus. E nós, como seguidores de Cristo, devemos realizar o bem seja qual for o dia da semana. Ele nos mostra isso, questionando a todos (mas obviamente focando os fariseus).

Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?’ e assim realizou o milagre, restituindo a mão do homem.
Lucas 6:9

 

Em Marcos 3:4 acrescenta-se à narrativa do fato a frase ‘E eles calaram-se.’, levantando a discussão sobre a religiosidade da época: é certo deixar de fazer o bem, a quem for, por conta da lei? E um dos maiores mandamentos não é, justamente, amar ao outro como a ti mesmo?

O que você faria em prol de si mesmo?

Em Mateus é relatado que os fariseus questionaram a Jesus sobre curas aos sábados. O mesmo dá um exemplo, caso houvesse uma situação onde seu interesse pessoal fosse violado.

E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados.’
Mateus 12:11-12

De que serviria observar e cumprir essa lei se os outros e maiores mandamentos eram esquecidos?

Quando cita Oséias, nos versículos anteriores (Mateus 12:7, em referência a Oséias 6:6-8), Jesus aponta o que se tornaria importante dali em diante. Fo uma forma de explicar que Ele veio em graça para avançar sobre o sistema de lei da época. Nesse caso, o mais importante era praticar a misericórdia.

 

As reuniões do dia 4, 6 e 8 de Novembro nas igrejas da Paz e Vida de todo o Brasil e Portugal serão direcionadas a esse tema. Confira o endereço mais próximo de você.

 

Camila Bianchi

Por: Admin