Ser Discípulo de Jesus

sexta, 09 de outubro de 2015 às 17:15

 

Para começar, só temos certeza se o compromisso de alguém firmado com Deus será duradouro após algum tempo de experiência. Muitos, ao reconhecerem Jesus como seu Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador desistem da caminhada pois as pressões, aflições e as suas próprias vontades e convicções superam aquela escolha.

Podemos até conhecer a Jesus e os ensinamentos, mas seguí-Lo é diferente. SER DISCÍPULO É IR ALÉM.

Para ser discípulo:

  1. É preciso nascer de novo espiritualmente.

Aceitar a salvação em Cristo é condição primordial! Esse é o primeiro milagre vivido e que desencadeia todos os outros. Por meio dessa decisão, você consegue se dedicar a Cristo. Leia João 10:27-29 ‘

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.’

  1. Crucifique o seu ‘eu’ e as suas vontades.

Jesus disse que todos quanto o seguem, devem carregar a sua própria cruz (Lucas 9:23) e isso significa abrir mão de suas vontades e da sua maneira de viver e, então, agradar e seguir a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Em Lucas 14:27, Jesus é claro:

‘E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.’

  1. Seja um eterno aprendiz.

Coloque-se à disposição do reino, para conhecer o Rei dos reis e o autor da sua fé. Na Palavra, o Senhor alerta que o povo perece, pois lhe falta conhecimento. O discípulo de Jesus é um seguidor, aluno e praticante dos princípios do Reino, que o próprio Mestre ensina. É quanto mais souber de Jesus, melhor seguidor será dele, assim como orientado em Filipenses 2:5:

‘Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus’.

  1. Coloque-O em primeiro lugar.

Jesus pontuou isso, como quarta exigência, aos seus discípulos. Priorizá-Lo, acima de qualquer ser humano, como lemos em Lucas 14:26:

‘Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.’

  1. Ame-O acima dos bens materiais.

Essa foi a grande dificuldade encontrada pelo jovem rico, lido à partir de Marcos 10:27:

‘Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.’

Parece fácil, na teoria, mas vivemos num mundo onde as principais motivações sestão relacionadas a dinheiro, poder ou status. Porém é muito mais complexo, pois nada deve ter maior espaço, grandeza e importância do que Deus em nossas vidas. Não é uma questão de sair doando o que você tem aos outros, mas avaliar onde está o seu coração. Ao ler 1 Timóteo 6:9-10, fica ainda nítido o objetivo dessa análise:

‘Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.’

  1. Dê frutos.

Na Palavra, dar frutos significa produzir resultados positivos ao Reino, que pode ser almas para Jesus, uso eficiente e consciente dos dons que Ele te deu, melhorias diversas, etc. Porém isso é possível ao que morrer para si e estar disposto aos sonhos e propósitos de Deus para e pela sua vida. Temos o maior exemplo em Jesus, que nos ensina por meio de parábola em João 12:24-25:

‘Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.’

A ousadia de fazer a diferença e ser reconhecido por ser discípulo de Jesus é conquistada com o agir do Espírito Santo, então busque essa intimidade com a Trindade para viver no centro da vontade de Deus.

Temos um grande exemplo de discípulo de Jesus: o pastor Neilton Rocha, que frequentemente conta seus testemunhos e experiências. Clique aqui e leia o testemunho na area financeira do Pastor Neilton Rocha.

 

Camila Bianchi

Por: Admin