Será que estou amando de verdade? - Parte 1

quarta, 09 de setembro de 2015 às 11:24

Primeiro, vamos ver o que a Palavra de Deus fala sobre o amor. Em todo o capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios, vemos descritas algumas características do AMOR, do agir e pensar de quem ama.

Quero propor que todos pensem sobre cada versículo com profundidade. Vamos lá?

 

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
[Vers. 1 ao 3 - Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel]

 

Ao pensar sobre esses versículos, dá para entender claramente que nenhum dom, conhecimento, talento, habilidade ou ação tem maior valor que ter AMOR. Ou seja, você pode ser quem for ou fazer o que quiser, mas sem AMOR naquilo que realiza, o fruto não perdura e não tem verdade nisso. Os dons dados por Deus, as capacidades que Ele nos entrega tem única e exclusivamente o propósito de servir e assim praticar o amor.

Não adianta ter e não servir. Se não tiver a atitude de usar tudo isto para edificar o próximo, não vale absolutamente nada para Deus e muito menos para a igreja.

Dons, profecias e obras são coisas úteis nessa vida terrena e são muito bons em si mesmos. A questão é que o AMOR, que deve estar expresso em quem é usado para tais obras, é algo mais elevado, de importância maior e que perdura pela eternidade.

Mas engana-se quem pensa que AMAR é algo que deve ser apenas sentido! Amar não é algo apenas sobrenatural, algo que não parte de nós mesmos. AMAR É UMA ESCOLHA! E por isso é preciso ter atitudes para o benefício do outro. Veja isso expresso aqui:

 

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor nunca falha.
[Vers. 4 ao 8a - Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel]

 

Tente explorar cada atitude dessa em seu convívio social e cresça nessa escolha, cada dia mais!

 

Camila Bianchi

Por: Admin