Tipos de Amor

sexta, 03 de junho de 2016 às 10:37

Aproveitando o mês dos namorados, vou falar de um assunto que agrada a todos: AMOR!

Mas, nesse artigo, falarei dos vários tipos de amor encontrados no vocabulário grego e como cultivá-los à luz da Palavra de Deus.

O amor Ágape é aquele incondicional e sacrificial. É o amor de Deus por nós, bem presente em João 3:16.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

E também é aquele que Ele nos inspira a ter pelas pessoas. Em 1 Coríntios 13, vemos a descrição de como é o Amor. Aqui, devidamente inspirado no amor de Deus, mas também no que ele produz em nós!

O amor Philos ou philia é o fraternal, também relacionando à amizade e às pessoas, no geral. Ele pode ser visto em 1 Tessalonicenses 4:9. Em João 15:13 vemos também:

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

O amor Eros é um componente ligado à paixão no relacionamento entre um casal. Esse, porém, merece cautela, já que está ligado à paixão, às emoções e ao coração. O amor presente entre um casal é algo muito bom, faz parte do plano de Deus para a formação de uma família, que é um dos Seus maiores projetos. Sabemos, porém e também, que não deve ser alimentado antes do casamento e nem ser o foco, pois não devemos viver pelas paixões e segundo o nosso coração, e sim pela vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).

O amor mais presente na vida conjugal é o Storge, também ligado ao sacrifício e à família. É o amor dos pais com seus filhos, que também constitui a harmonia do lar. Cuide bem se sua família! Reflita em 1 Timóteo5:8:

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

 

Depois de ler sobre os diversos tipos de amor, te proponho a cultivá-los com sabedoria. Sempre considere possível amar mais a Deus e às pessoas. Deus é amor e Ele nos inspira a amar sem precedentes!

Se inspire na Palavra de Deus e busque vivê-la, obedecê-la. Obediência está diretamente relacionada com o amor. Se amamos a Deus, vamos obedecer os Seus mandamentos.

 

Camila Bianchi

Por: Admin