Shalom, a paz de Deus!

sexta, 20 de junho de 2014 às 14:12

Paz, todos querem, poucos a buscam, alguns a encontram e milhares desprezam...

Definição da palavra PAZ: Tranqüilidade, serenidade, situação de um país que não está em guerra, sossego, descanso, silêncio.

Porém, PAZ em Hebraico é Shalom, denota muito mais que a ausência de guerra e conflito.

O significado básico de Shalom é harmonia, plenitude, firmeza, bem-estar e êxito em todas as áreas da vida como também paz entre os homens.

Paz em grego é Eirene que é tranqüilidade de coração e mente baseada na convicção que esta tudo bem entre a alma do homem e o seu criador.

Deus nos manda buscar Shalom que é a paz entre os homens.

(Romanos 12:18) – “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.”

(Hebreus 12:14) - “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”

(I Pedro 3:11) – “Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.”

Todas estas passagens no original é Shalom, paz entre os homens.

Deus criou o homem em plena paz e assim que o pecado entrou no mundo essa paz foi interrompida. Adão e Eva tinham diariamente no Jardim do Éden, Shalom que é paz entre os homens e Eirene que é paz entre Deus e o homem, entre o criador e a criatura.

Logo depois que Adão e Eva pecaram eles perderam a paz com Deus, Eirene, a ponto de se esconderem da presença de Deus.

(Gênesis 3:9-10) – “E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.”

E uma vez que falta na vida do homem Eirene, paz entre a alma do homem e o seu Criador, logo vai faltar Shalom, paz entre homem e homem. Observe que Adão já acusou sua mulher, Eva, dizendo que a culpa não era dele. Temos aí, o primeiro desentendimento conjugal, por falta de Shalom.

(Gênesis 3:12) – “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.”

A família de Adão não tinha Eirene, ou seja, paz de Deus, a certeza de que tudo estava bem entre o homem e seu Criador. Por falta desta paz faltou também Shalom e veja só, Caim, o filho mais velho de Adão, matou Abel seu irmão.

(Gênesis 4:8) – “E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.”

Mas Deus por amar muito o ser humano ele vai restaurar Shalom e Eirene através de Jesus Cristo.

(Isaías 9:6) – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

(João 14:27) – “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

(Romanos 5:1) – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;”

Chegamos à conclusão que todos que receberam a Jesus com seu Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador, terão na sua vida Eirene, paz com Deus, e Shalom, paz com todos os homens. Venha ainda hoje na Paz e Vida e receba a Jesus, o PRÍNCIPE DA PAZ, como teu Salvador e toda a tua vida terá paz.

Shalom!

Pr. Neilton Rocha

Por: Pregadores do Telhado